Imagem composta por três pessoas fantasiadas no carnaval.

Qual a origem do carnaval?

21.01.2020

Neste ano, o festerê começa oficialmente na noite de 21 de fevereiro

Texto por Laura Bombazar

Um pouquinho de conhecimento nunca é demais, né? Vem com a gente saber mais sobre uma das maiores festas brasileiras.

Veja também: qual é o destino ideal para você passar o carnaval?

A história começa lá no Sul da Europa

Ao contrário do que muita gente pensa, o carnaval não tem origem brasileira. Os relatos são de que ele nasceu na Europa, para que a população cristã pudesse aproveitar e se “render” aos desejos carnais. Já que a quaresma, tempo de “abrir mão” de atos considerados mundanos, como vícios, embriaguez e outros, inicia no dia seguinte.

Com o tempo, o carnaval foi se popularizando pelo continente europeu e, chegou até a Itália, especificamente em Veneza. Lá, os bailes de máscaras ficaram muito populares e, logo, tornaram-se tradicionais.

Mas no Brasil o carnaval foi diferente

Com as colonizações mundo afora, as comemorações carnavalescas se disseminaram pelos países. E, elas chegaram ao Brasil com a festa, entrudo, que ocorria quando os escravos saíam às ruas com os rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro uns nos outros.

A polícia passou a repreender o entrudo, enquanto a elite realizava bailes de carnaval. Ainda no início do século XIX, surge o carnaval baiano e o pernambucano, que remontam as tradições culturais africanas. Logo depois, a primeira sociedade carnavalesca surgiu no Brasil, e iniciou os desfiles de rua.

Já no fim do século XIX aparecem as primeiras marchinhas, como “O Abre-alas”, de Chiquinha Gonzaga. Em 1920 surgem as primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, que 40 anos depois tornaram-se uma importante fonte de renda para o município. Em 1984, o arquiteto Oscar Niemeyer projetou o sambódromo do Rio de Janeiro, onde hoje são realizados os desfiles das escolas de samba cariocas, ainda responsáveis por trazerem muita renda para o município.

É importante saber que

A festividade não tem um dia fixo, por isso, muda conforme o ano. Então fique ligado, porque em 2020 o carnaval inicia na sexta à noite (21/02), e termina na terça (25/02). Ah, e lembrando que ele não é feriado nacional, exceto em algumas localidades, como o Rio de Janeiro.

Vai curtir a folia?

Se liga nas nossas inspirações para curtir muito! Aproveite para ver as melhores e mais criativas fantasias de carnaval.

Imagem composta por inspirações para o carnaval.
Tem fantasia para todos os gostos, e é por isso que amamos a vibe do carnaval. (Reprodução/Pinterest – Montagem/Sapato Show)

Mudando de hábitos já

Para finalizar, esperamos que você tenha gostado de saber qual a origem do carnaval. Aliás, aproveita para ver quais acessórios você pode copiar para a sua fantasia de carnaval.

Por fim, não esquece de contar nos comentários o que você achou da origem do carnaval, combinado? ❤️

Anúncio da landing page com os planners da Sapato Show.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *