Sua pele é Alto, médio ou baixo contraste?

03.03.2016

A vendedora fala “Menina, leva esse vestido, ele ficou lindo em você!”. De fato vestiu bem, o caimento ficou perfeito e naquela atmosfera mágica que todos os provadores de loja parecem ter, você acaba se convencendo e levando o dito vestido. E quando resolve estrear a peça nova, você se olha no espelho e aiaiai : Ele parecia mais bonito na loja! Mesmo vestindo bem, ainda tem algo nele que não te agradou, e o vestido é de uma cor que você ama, o que houve?

 

Esse episódio se repete na vida de várias mulheres e homens e demoramos algum tempo até percebermos que a cor do vestido x tom da nossa pele não são harmônicas. Você deve ter lido ou ter ouvido falar a respeito de pele de alto/ baixo contraste. O que não significa ser necessariamente uma regra a ser seguida. Temos a liberdade de nos vestirmos com as cores que mais gostamos, mas observar quais tons nos favorece, ressalta nossos olhos, atenua sombras em nosso rosto é uma ferramenta poderosíssima a nosso favor!

A análise cromática é um assunto amplo e vale a pena ser abordado por um(a) profissional em consultoria de imagem, mas vamos apresentar alguns princípios básicos sobre contraste de pele que vão te ajudar a identificar rapidamente as cores que te favorecem.

O que é o contraste?

É a relação entre a cor dos olhos, cabelo e pele. O chamado alto contraste é composto por pele branquinha, cabelos e olhos escuros, ou pele morena ou negra e cabelos, olhos e sobrancelhas escuras, bem escuras.

alto-contraste

Observe como o batom vivo funcionou bem com o tom de pele delas! Brincar com cores contrastantes ressalta seus tons naturais, sobressaí pontos específicos do rosto desviando a atenção de possíveis imperfeições como olheiras por exemplo, e ressaltando o branco dos dentes (ignoremos o Photoshop). O efeito não seria o mesmo caso a escolha do batom fosse um tom “cor de boca”.

alto-contraste02

Com batom nude ficou bonito também?Ficou, mas note como as três atrizes pareceram pálidas e o contraste pele/cabelo ficou apagado pela proximidade do tom de pele delas com a cor do batom.É mesma foto, alteramos apenas a cor do batom:

A mesma regra vale para looks:

look01

Médio contraste:

Se você tem a pele clara, mas o cabelo é castanho podemos classificar de médio contraste. Não chega a ser um castanho profundo ou preto a ponto de fazer contraste com a pele, nem claro o suficiente para se “misturar” com a cor da pele como em um tom de loiro. Morenas bronzeadas (tom de pele puxado para o amarelado) de cabelo e olhos castanhos se enquadram nessa categoria:

medio-contraste

O médio contraste se forma a partir do tom sobre tom e cores análogas, tanto com os tons de pele, maquiagem e looks:

look-02

Baixo contraste:

Olhos, pele e cabelos no mesmo tom, tanto para pele clara, morena ou negra em uma aparência quase monocromática!

baixo-contraste

Lembrando que a escolha dos looks e make não devem ser todos da mesma cor e sim com baixo nível de contraste com o tom da sua pele como nos exemplos:

look03

É basicamente isso:

  • Alto Contraste: Cores vivas e que contrastem com o tom da pele, por exemplo: Azul Royal e vermelho
  • Médio Contraste: Cores médias e pouco contrastantes com o tom de pele, por exemplo: Marinho, Marfim, Nude..
  • Baixo Contraste: Cores leves e sem contraste com o tom da pele, por exemplo: tons suaves para pele clara ou terrosos para peles morena e negra. 

A dica é a seguinte: Tem alto contraste entre sua pele, olhos e cabelo? Repita o alto contraste no seu look, faça o mesmo caso tenha médio e ou baixo contraste. Quando você usa o contraste que acompanha seu tom de pele, chama a atenção para você e não para a roupa, favorecendo seus traços.

look-04

Quanto aquele vestido, você não precisa deixar ele de lado! Complemente o look com um blazer em um tom que te favoreça (e que seja harmônico com o vestido, por favor!) e saia feliz e iluminada 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *